Disqus for Eclausuradas nas Histórias

Resenha: O Poder da Espada

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411874
Ano: 2013
Páginas: 480
Tradutor: Alves Calado
Sinopse: Sand dan Glokta é um carrasco implacável a serviço da Inquisição de Sua Majestade. Nas mãos dele, os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões – sejam eles culpados ou não. Por ironia, Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou dois anos sob tortura. Mas isso nunca teria acontecido se dependesse de Logen Nove Dedos. Ele jamais deixaria um inimigo viver tanto tempo. Só que isso foi antes. Agora ele está decidido a mudar. Não quer ser lembrado apenas por seus feitos cruéis e pelos muitos inimigos que se alegrarão com sua morte. Já a felicidade do jovem e mulherengo Jezal dan Luthar seria alcançar fama e glória vencendo o Campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo que lhe permitisse jamais ter um dia de trabalho pesado na vida. Mas há uma guerra iminente e ele pode ser convocado a qualquer momento. Luthar sabe que, nos campos do Norte gelado, o embate segue regras muito menos civilizadas que as do esporte. Enquanto a União mobiliza seus exércitos para combater os inimigos externos, internamente se formam conspirações sanguinárias e um homem se apresenta como o lendário Bayaz, o Primeiro dos Magos, retornando do exílio depois de séculos. Quem quer que ele seja, sua presença tornará as vidas de Glokta, Jezal e Logen muito mais difíceis. Agora a linha que separa o herói do vilão pode ficar tênue demais.



     Dividido em três tramas, cada uma com personagens principais e secundários, oscilando entre um ponto de vista diferente à cada capítulo, Abercrombie escreve os núcleos dos enredos com a intenção de que eles se entrelacem, como duas retas não paralelas que primitivamente, estão separadas, mas ao longo de uma trajetória, se cruzam.

     Inicialmente acompanhamos a narrativa de Sand Dan Glokta, um prático que tortura à mando do rei na sua Inquisição, após ter passado anos na prisão gurkense, o que ele descreve como o maior pesadelo humano. Um personagem explicitamente amargurado por ter as suas perspectivas superficiais idealizadas nos dias em que era um oficial da cavalaria respeitado e de ótima aparência, serem assassinadas pela sua aparência atual sôfrega e maltratada. Depois de tanta angústia aprisionado, quando ele consegue um cargo importante na Inquisição, sua ambição é aguçada e ele pode sobrepor sobre os acusados a amargura que recaiu sobre ele. Glokta começa a investigar a Guilda dos Mercadores de Tecidos, e o que era só uma situação de sonegação de impostos (uma prática bem comum na sociedade bem organizada e politizada onde a história é ambientada), vira um caso de segundos interesses por parte dos superiores da Inquisição: o arquileitor Sult, que joga com essa investigação à seu favor.

     Acompanhamos também a jornada de Logen Nove Dedos, um homem Nomeado, com uma fama que se espalha por todo o território, tido com assassino nato. Ele se dispersa dos seus colegas achando que todos estão mortos numa batalha que travaram anteriormente. Logen é dotado com o poder de falar com os espíritos, que há anos estão adormecidos, e por meio deles descobre que um mago misterioso chamado Bayaz, está a sua procura. Ele vai ao sul ao encontro do Primeiro dos Magos, acompanhado pelo aprendiz de Bayaz e quando os três finalmente estão juntos, o mago convence Logen à o ajudar a retomar o cargo de Bayaz no Conselho Fechado do Rei, que atualmente está infestado por corrupção, assim como todo a União: tudo é um grande governo corrompido.

     Ainda temos Jezal, um jovem capitão no exército do Rei, ele é mesquinho e narcisista. Contudo, sua barreira de superficialidade é quebrada por Ardee West, a irmã de um dos seus melhores amigos, o major West. Ele se apaixona pela plebeia, e fica em dúvida entre ceder ao desejo e se envolver com alguém de reputação não muito confiável como Ardee e manchar a sua. Nesse meio tempo acontece o Campeonato de Esgrima, um torneio importante para o qual Jezal tem praticado toda a sua vida visando elevar o seu status. Tudo ia bem até as coisas se complicarem entre ele e o major West, e um perigo chamado Bethod que sempre foi iminente, o pior e mais poderoso inimigo nórdico da União, travar a guerra vista como a maior dos últimos tempos.

     O autor decidiu focar mais no interior de cada personagem e em seus pensamentos do que em detalhes minuciosos presentes nas narrativas de George R. R. Martin por exemplo, uma característica muito comum na literatura épica. Os personagens secundários como Ferro Maljin, uma antiga escrava do sul, são as verdadeiras pérolas do livro, com as suas personalidades mais complexas. Abercrombie faz de tudo um jogo que em sua totalidade absoluta é sobre poder e traição. Um dos pontos mais fortes são as cenas de luta, bastante detalhadas e por vezes violentas, e nos melhores casos, ambas.