Disqus for Eclausuradas nas Histórias

Resenha: A Garota do Penhasco

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632575
Ano: 2013
Páginas: 528
Sinopse: A Garota do Penhasco é um romance que enreda o leitor através de vários fios: a história de Grania Ryan e sua querida Aurora Devonshire, a garota do penhasco, nos fala sobre mudança de vida. A história das famílias Ryan e Lisle é um lindo conto sobre um século de mal-entendidos e rancor entre inimigos que se acreditam enganados por falcatruas financeiras. O caso de amor entre Grania Ryan e Lawrence Lisle comove por sua delicadeza e força vertiginosa que culmina em imensa tristeza. Mas, sobretudo, A Garota do Penhasco é um livro que mostra como é possível encontrar uma finalidade, um propósito, quando todas as esperanças parecem perdidas. “De ritmo tenso e original, este é um romance envolvente sobre recuperação, resgate, novas oportunidades e amor perdido.” -- Booklist

     Duas famílias e um passado misterioso: são esses os moldes que Lucinda Riley usou para construir a história de A Garota do Penhasco, um romance de qualidade permeado por mistérios, segredos, amor e mentiras.


     Já no início da história conhecemos Aurora, uma bailarina aposentada que resolve escrever-nos a história de sua família. Sob seu ponto de vista, vemos o passado e o presente entrelaçarem-se através das páginas do livro, e acompanhamos, sempre com a escrita impecável de Lucinda, o desenvolver da trama que, apesar de mostrar-se um tanto quanto artificial no início, passa a ter traços profundos na medida em que as coisas se conectam e nos prendemos ainda mais à leitura.

     Não estou escrevendo isto com nenhuma intenção de apresentar para publicação. Receio que seja algo mais egoísta do que isso. Estou na fase da vida que todos temem – a de preencher os dias com o passado, porque há pouco futuro pela frente.
Trata-se de alguma coisa para fazer.
E acho que a minha história – a minha e a da minha família, que começou quase cem anos antes de eu nascer – é bem interessante. 

     Confesso que me frustrei um pouco com o início do livro. Talvez por ter acumulado muitas expectativas, ou até mesmo pelo ritmo lento com que a autora nos introduz a história. Mas isso não foi algo que prolongou-se por muito tempo, de modo que em questão de capítulos a frustração dissipou-se, transformando-se num desejo ávido de continuar na companhia dos personagens extremamente bem construídos pela autora.

     Em A Garota do Penhasco, o que realmente se destaca são as diversas camadas que Lucinda deposita em sua história. Nesse livro, o passado é tão importante quanto o presente, e o clima de guerra dado em determinado ponto da história deixa a leitura ainda mais empolgante.

     Em suma, posso dizer, sem sombras de dúvidas, que esse é, sim, um ótimo livro. No entanto, ele peca um pouco no ponto crucial para um livro do gênero: o romance. No decorrer da história nos deparamos com diversos casais, que de uma forma ou de outra são muito importantes para o enredo, mas no meu ponto de vista, nem todos foram bem construídos. É natural esperar-se alguma coisa um pouco mais aprofundada em uma obra assim, mas infelizmente, com exceção, talvez, do casal principal, não consegui sentir conexão entre os personagens e tudo pareceu um pouco artificial demais. Mas da mesma forma como Aurora define a história que está prestes a contar no início do livro, uma história de amor não precisa necessariamente ser entre um homem e uma mulher – os outros tipos de amor, como entre uma mãe e um filho, ou até mesmo entre irmãos, são elementos muito presentes na história e certamente merecem destaque.

     E o final… ah, o final. Quando pensamos que já vimos tudo por parte da autora, Lucinda nos surpreende com um final completamente inesperado: o livro, que já estava bom até então, fecha com chave de ouro com um desfecho que com certeza fará lágrimas brotarem nos olhos de muitos leitores.

     A Garota do Penhasco foi o primeiro livro que li da autora, e com certeza não será o último. Leitura obrigatória para você que gosta de uma história bem escrita, complexa, recheada de segredos e extremamente emocionante.