Disqus for Eclausuradas nas Histórias

Semana Shadowhunter: Dia 2 - Opiniões sobre os livros


Olá pessoal, como vão vocês?
Hoje falarei um pouco sobre os livros de uma das mais aclamadas séries de fantasia da atualidade: Os Instrumentos Mortais, da autora Cassandra Clare. Espero que gostem.



Instrumentos Mortais


 

Cidade dos Ossos

     No primeiro volume da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare nos apresenta a uma Nova York onde Caçadores de Sombras lutam para expulsar demônios do nosso mundo e integrantes do Submundo habitam cada esquina. Com um enredo repleto de reviravoltas, segredos e um ritmo incessante, a autora inicia a série com maestria, introduzindo-nos à sua história de forma com que se torna impossível não ansiar pelo próximo volume.



Cidade das Cinzas
     Depois dos acontecimentos desastrosos no final de Cidade dos Ossos, em Cidade das Cinzas nos deparamos com nossos queridos personagens prestes a adentrar uma nova e ainda mais arriscada aventura. Para mim, o livro foi um pouco inferior ao primeiro, mas até mesmo o inferior de Cassandra Clare é algo de qualidade. Com um desfecho inesperado e de tirar o fôlego, terminados o livro com ainda mais vontade de saber o que está por vir.



Cidade de Vidro
     Cidade de Vidro é, para mim, sem nenhuma sombra de dúvidas, o melhor livro dos três que compõe a primeira trilogia de os Instrumentos Mortais. Nesse volume, o toque especial está localizado no cenário que a autora pôs sobre a história: boa parte do livro se passa em Idris, cidade natal dos Caçadores de Sombras, e isso faz com que possamos descobrir ainda mais sobre esse mundo e a mitologia criada por Cassandra Clare. A conclusão de Cidade de Vidro esclarece a maioria dos mistérios e nos dá uma sensação de satisfação. Mas para os fãs mais ávidos e que recusam-se a abandonar Jace, Clary e Cia., há muito mais por vir…



Cidade dos Anjos Caídos
Ao iniciar a leitura de Cidade dos Anjos Caídos, estava esperando pela mesma qualidade dos livros anteriores. No entanto, devo dizer que não foi bem assim. Esse livro inicia a nova trilogia da série, e assim como Cidade dos Ossos, nos introduz a um novo momento da série, com novos vilões e etc. – mas, infelizmente, confesso que a leitura foi um pouco frustrante. Cassandra Clare ainda nos consegue prender à leitura e cria cenas e situações que nos fazem vidrar na história, mas senti que o enredo – e os personagens – deixou um pouco a desejar.



Cidade das Almas Perdidas
     No penúltimo livro da série Os Instrumentos Mortais, encontramos as coisas indo de mal à pior. Não revelarei muito do enredo por motivos óbvios, mas posso dizer que a situação em Cidade das Almas Perdidas é muito, mas muito tensa, e Cassandra Clare consegue transmitir isso ao leitor com destreza. Não direi que esse é o melhor livro dos cinco, mas com certeza está longe de ser o pior. Com a narração mais focada nos relacionamentos dos personagens secundários, a autora preparou bem o terreno para o capítulo final da série – que, a julgar pelo desfecho do livro, promete ser sensacional.


As Peças Infernais


Anjo Mecânico
     Um livro escrito por Cassandra Clare, no mundo dos Caçadores de Sombras e, para completar, com uma Londres durante a era vitoriana como pano de fundo: uma combinação que não tinha como não dar certo, não é mesmo? Não sei se isso se deu ao fato de ser uma história que se passa num período diferente, ou até mesmo pelo enredo um tanto quanto peculiar, mas o fato é que simplesmente amei Anjo Mecânico – ainda mais que Cidade dos Ossos, devo dizer. Com um cenário chuvoso permeado por personagens cativantes, um toque de steampunk e uma atmosfera sombria, é leitura obrigatória para quem já é fã de Cassandra Clare e acha que não consegue mais se surpreender com a autora.



Príncipe Mecânico
     Se Anjo Mecânico foi um livro sensacional, imaginem as minhas expectativas quanto ao segundo volume d’As Peças Infernais. E imaginem, também, a minha frustração quando as mesmas não foram completamente correspondidas. Não me entenda mal: Príncipe Mecânico é bom, mas não foi tudo o que esperava. Seguindo os mesmos moldes da minha opinião sobre Cidade das Cinzas, achei-o um pouco inferior ao primeiro – embora algumas passagens salvem o enredo, algumas revelações, dentre elas a principal, foram muito previsíveis e um tanto quanto clichês. Em contrapartida, gostei bastante do final – ou uma parte dele – e com certeza não vejo a hora de ler o terceiro e último volume da série, Princesa Mecânica.