Disqus for Eclausuradas nas Histórias

Resenha: Encarcerados


Edição: 1
Editora: Benvirá
ISBN: 9788564065239
Ano: 2012
Páginas: 296
Tradutor: Magda Lopes
Sinopse: De um dia para outro, Alex Sawyer passou de valentão a delinquente juvenil. Os trocados arrancados dos garotos na escola já não eram suficientes, e, com a ajuda de seu melhor amigo, Toby, começou a cometer pequenos furtos na vizinhança. Até que uma noite, homens fortes, de terno preto, e um esquisitão usando uma máscara de gás cruzaram o caminho dos dois. Toby foi cruelmente assassinado e Alex, preso e acusado pela morte do amigo. Seu novo lar? A Penitenciária de Furnace, um buraco - literalmente - para onde todos os garotos condenados são enviados, e de onde só é possível sair morto. Com guardas sádicos e criaturas terríveis responsáveis pela segurança, Furnace é o inferno. O lugar é infestado de criminosos - como as perigosas gangues Caveiras e os Cinquenta e Nove - mas também há muitos garotos que, como Alex, foram presos por crimes que não cometeram. Como escapar e provar sua inocência? Em quem confiar? O que na verdade era Furnace: um reformatório? Um depósito? Ou, pior, um laboratório maligno?

     Da série: ''Acabei de ler e estou estupefata.''

     Somos apresentados à Alex, um garoto de 14 anos que após roubar sua primeira carteira, não conseguiu parar. Só que depois desse pequeno furto, a ambição apenas aumentou. Ao invés de continuar roubando carteiras de garotos indefesos, Alex e seu melhor amigo Toby, resolveram assaltar uma casa. Não que eles realmente precisassem daquilo, era apenas algo emocionante para fazer. E, afinal, quem não gosta de um dinheiro extra, não é?

     Após muito observar uma casa que aparentemente estava vazia, os meninos entraram e foram surpreendidos por vários homens com tamanho de armários, vestidos com ternos-pretos e um cara estranho com agulhas e uma máscara de gás. Sem ter para onde correrem, os garotos se veem desesperados e já pensando na morte. E esse foi o destino de Toby. O rapaz foi brutalmente assassinado à queima-roupa e Alex é culpado, já que não tem nenhuma testemunha ocular à sua defesa.

     Sem ter nenhuma maneira de ser defender e sem amigos para o defendê-lo por conta do seu histórico sujo, Alex é mandado para a Furnance. Essa prisão foi criada após o Verão do Massacre, quando as gangues saíram matando por aí quem visse pela frente. Ninguém nunca saiu vivo da Penitenciária Subterrânea de Furnance.

“Sob o céu fica o inferno, garotos, e, sob o inferno, Furnace. Espero que desfrutem da permanência aqui.”

    Ao chegar lá, Alex se depara com jovens que, assim como ele, foram acusados de crimes que não cometeram. Só que não existem amizades em Furnance.

    Alexander Gordon Smith nos narra uma história no ponto de vista de Alex, que apesar dos seus poucos 14 anos, é muito sagaz. Ao ler o livro, logo na parte de Furnance, rapidamente me deu uma sensação de aprisionamento, de não conseguir respirar direito. Smith sabe conduzir uma boa história e fazer ótimos personagens, todos são bem trabalhados e não faltam detalhes assustadores sobre a prisão.

''(…) Desafio até mesmo o adulto mais corajoso a passar uma noite em um lugar como a Penitenciária de Furnace, no mais escuro breu, sem pensar que cada ruído é algo bem atrás de você, com dentes como punhais. olhos prateados e hálito exalando sangue; que todo sopro de ar que percorre sua pele é a investida de uma lâmina implacável; que cada mínimo movimento é um fio de escuridão se envolvendo em sua garganta e se enroscando na profundidade de suas entranhas, onde vai se banquetear com a sua alma.''
     Essa é daquelas leituras que você prende o fôlego de tão boa, daquelas que não faltam nada: ação, aventura, mistério, suspense e até um pouco de terror. Mas aviso-lhe logo: não tem romance.

    Não meço qualidades ao Alex, que logo no começo já diz: ''Eu não sou um herói''. Um cara que realmente se arrepende pelos erros e cresceu com eles.

     Se você, assim como eu, é apaixonado pelo Prison Break, SUPER indico Encarcerados. A história, apesar de ser bem diferente, tem alguns pontos em comuns: o plano de fuga da prisão, os absurdos presenciados lá dentro e etc.

     Esse foi o primeiro livro que li da Editora Benvirá e admito que não esperava tanto. Sério. Apesar de alguns erros de revisão, eu gostei muito do trabalho deles. Ao manterem a capa original, eles já me ganharam. Isso e ainda tem vários riscos tipo ''sujeira'' no começo dos capítulos e gostei bastante.
 
     Leiam, gente. Super recomendado.

Trilha Sonora Indicada