Disqus for Eclausuradas nas Histórias

Indicação de Filme: Desapego (Detachment)


     Oi gente, mais uma indicação de filme hoje para vocês.

Sinopse: Henry Barthes (Adrien Brody) é um professor brilhante com um verdadeiro talento para se conectar com seus alunos. Em outro mundo, ele seria um herói para sua comunidade. Mas, assombrado por um passado conturbado, ele escolhe ser professor substituto - nunca na mesma escola por mais que algumas semanas, nunca permanecendo tempo suficiente para formar qualquer relação com os alunos ou colegas. Uma profissão perfeita para alguém que busca se esconder ao ar livre. Quando uma nova missão o coloca numa decante escola pública, o isolado mundo de Henry é exposto por três mulheres que mudam a sua visão sobre a vida: uma estudante, uma professora e uma adolescente fugitiva. 



   
     Ao longo dos diálogos solitários de Henry, é possível perceber o quanto ele reflete sobre a vida ou melhor dizendo, o mal da vida. A crítica principal do filme é não só sobre os estudantes de hoje em dia, e em como eles estão se perdendo na nossa sociedade atual que idolatra coisas supérfluas e é regrada à aparências, mas também sobre a forma como os pais desses estudantes lidam com os filhos.

''Quantos de vocês já sentiram o peso pressionando as suas costas?''

     Nas suas aulas, ele tenta abrir os olhos dos alunos para a alienação constante da mídia e da imagem ruim que eles constroem de si mesmos na adolescência. Em meio ao convívio com o deplorável ambiente escolar público de uma escola americana ele ainda tem que lidar com o seu pai que sofre de perda de memória, uma estudante frustrada e uma jovem prostituta pela qual ele supre sentimentos parentais.

''Deveria existir um pré-requisito, um currículo, para ser um pai antes das pessoas tentarem ser. Não tentem isso em casa.''

     Eu posso facilmente dizer que, sem sombra de dúvidas, esse foi um dos filmes que mais me tocou emocionalmente. O personagem te afunda na própria tristeza dele e te faz perceber que nós temos um pouco da frustração dele nas nossas almas. O roteiro conseguiu explorar uma ótima crítica social e sentimentos humanos e profundos ao mesmo tempo.

''Como você pode imaginar qualquer coisa se a imagem é sempre dada a você?''

     A atuação de Adrien Brody é espetacular e eu consegui captar toda a mensagem que o personagem dele tinha a intenção de passar.

''Todos nós precisamos de algo para nos distrair da complexidade da realidade.''


     É realmente um filme para refletir e se identificar.



FICHA TÉCNICA 

Diretor: Tony Kaye
Elenco: Bryan Cranston, Christina Hendricks, Adrien Brody, Lucy Liu, James Caan, Renée Felice Smith, Blythe Danner, Marcia Gay Harden,
Produção: Bingo Gubelmann, Benji Kohn, Carl Lund, Chris Papavasiliou, Greg Shapiro, Austin Stark.
Roteiro: Carl Lund
Trilha Sonora: The Newton Brothers
Duração: 97 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Drama
Classificação indicativa:  +16
Filmow

Trailer