Disqus for Eclausuradas nas Histórias

Intercâmbio Literário: Destino


Olá, enclausurados, como vão? Bom, essa é a estreia de uma nova coluna, o Intercâmbio Literário. Nela, eu e o Gabriel, do Desejos de Sábado, iremos resenhar o mesmo livro, só que a minha resenha vai ser postada no Desejos e a dele aqui no Enclausuradas. Gostaram da ideia? Espero que sim. Não esqueçam de comentar sobre o que acharam da coluna e da resenha do Gabe.

     Destino, assim como outros do gênero em que se encontra, não me conquistou de primeira. Ao meu ver, distopias precisam ser bem pensadas e tem a obrigação de contar uma história inteligente, e é esse o problema: Ally Condie soube fazer tudo isso, mas não soube organizar seus pensamentos. A proposta de Destino é maravilhosa, seus personagens são cativantes, mas a autora se perdeu algumas vezes durante seu trajeto.
     Cássia, uma adolescente de 17 anos, está prestes a vivenciar um dos momentos mais importantes de sua vida: seu Banquete do Par, o evento em que a Sociedade determinará com quem a garota irá se casar, ter filhos e viver ao lado para o resto da vida. Foi assim com seus avós, seus pais e será com ela também.
     Na noite mais esperada por ela, Cássia descobre que seu melhor amigo, Xander, foi destinado a ser seu Par. Nada poderia ser mais perfeito. Suas mãos tremiam e seu rosto demonstrava felicidade. Há muito tempo dois jovens da mesma província não eram destinados a formarem um Par, e a notícia acaba gerando comentários por todo o bairro em que vivem. Inveja, por parte dos mais jovens, e admiração por parte dos mais velhos.
     Como de costume, todos os jovens recebem um microcartão com informações sobre seu Par. É ele que contém fotos, lembranças e relatos da vida de seu futuro Par. Ao ver o microcartão que recebeu da Sociedade, Cássia se assusta: não é Xander que aparece. É Ky, outro amigo de infância que nunca foi alguém próximo. Em instantes, o telão se apaga e a foto de Xander volta a aparecer, como se nada tivesse acontecido, mas Cássia sabia que aconteceu, e que algum erro tinha sido cometido pela Sociedade. Mas a Sociedade comete erros?
     É esse o dilema de Cássia durante o livro. Aos poucos, a Sociedade em que tanto acreditou se mostra um órgão frio e impiedoso com os que não agem como os demais. Não há compaixão com os que se negam a não seguir as regras impostas: você deve comer o que mandam, casar com quem escolhem e morrer quando quiserem. São essas as condições para uma suposta vida de paz e conforto. Afinal, dar sua vida para eles vale a pena?
     Com a morte do avô, a protagonista recebe um poema, até então proibido e que traria problemas caso fosse descoberto. Em um papel velho, letras desconhecidas contavam uma pequena história sobre se rebelar contra o sistema. Não entre docemente, era o que dizia, e foi esse um dos motivos para que Cássia pensasse em lutar contra o mundo em que vivia. Não só por seu avô, mas por um outro alguém: Ky, a Aberração, por quem acaba se apaixonando. Todos sabem que é errado, mas Cássia acha que a sociedade é injusta e que deveria mudar.
     A história central de Destino é impecável, mas alguns erros – da autora e da editora – tornaram o livro cansativo com o passar das páginas. Muitos termos são utilizados, deixando o leitor confuso em alguns momentos, e sua tradução, apesar de bem feita, usa muitos diminutivos e gírias, o que não me agrada em livros. Cansei de ler os personagens dizendo “Você tá bem?”, e isso se repetiu diversas vezes. Foi uma tentativa da editora de tentar se aproximar do público jovem, mas acho que não obteve sucesso. Particularmente, prefiro que os livros se mantenham na escrita formal, mesmo que seja direcionado para um público de menos idade.
     Por sua vez, o trabalho gráfico da Suma foi maravilhoso. A editora optou por manter a capa original e foi muito inteligente nisso. Ela reflete perfeitamente a questão do livro: a garota é Cássia, e a bolha ao seu redor significa a Sociedade, passando uma mensagem de que, não importa como, estão sempre lhe vigiando.
     Destino é uma leitura muito recomendada, mesmo com os pequenos erros que citei. A escrita de ally não chega a ser ruim, só tem um ritmo mais lento. Confesso que a história só me atraiu depois da página 100, mas isso não deve ser motivo para ninguém desistir do livro. Como jovem, posso dizer que Destino tem tudo que gostamos: um forte triângulo amoroso, personagens determinados e uma história muito inteligente. É uma leitura obrigatória para qualquer amante de distopias.


Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

 Booktrailer



Gabe.


2 comentários:

  1. Olá, amei a nova coluna do blog! Achei interessante essa troca de blogueiros, rs. \o/
    Enfim, a resenha está ótima Gabe, há tempos venho querendo ler esse livro... Sem falar na capa que eu acho linda *3* Só que o problema é que eu também não gosto de livros que tenham muitas abreviações e gírias '-' mas quem sabe, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da estória,lutar por seus desejos e contra o os demais,parece um bom livro.

    ResponderExcluir